Grupo de Estudos e Ação em Saúde Pública
Criado em 2022, o Grupo de Estudos e Ação em Saúde Pública tem como objetivo fomentar discussões e iniciativas voltadas ao universo da saúde pública no Brasil, reunindo docentes, discentes e pesquisadores de áreas variadas da Unicamp.
Centro de Teoria da Filologia
O Centro de Teoria da Filologia (CTF) tem como objeto central o estudo epistemológico de atividades compreendidas no estudo da filologia. Criado em 2015, o CTF nasceu de uma cooperação internacional entre docentes da área de Estudos Clássicos do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp e o Seminário de Filologia Clássica da Universidade de Heidelberg, na Alemanha.
Grupo Ética, Diversidade e Democracia na Escola Pública
O Grupo Ética, Diversidade e Democracia na Escola Pública (GEDDEP) foi criado em 2021 e tem como compromisso a promoção de uma escola pública, gratuita, de qualidade, emancipadora e socialmente referenciada. É composto por pesquisadoras(es) internas(os) e externas(os) à Unicamp, estudantes de pós-graduação e graduação, além de contar com a participação de convidados nacionais e internacionais.
Grupo de Pesquisa e Ação em Conflitos, Riscos e Impactos Associados a Barragens (CRIAB)
O Grupo de Pesquisa e Ação em Conflitos, Riscos e Impactos Associados a Barragens (CRIAB) é resultado da mobilização da comunidade acadêmica na busca de respostas aos repetidos desastres com barragens ocorridos no Brasil.
Grupo de Estudos do Som e Processos Criativos
Grupo transdisciplinar dedicado a estudos do som e processos criativos nos domínios da arte, comunicação, ciência e tecnologia. Nas reuniões são apresentados resultados de pesquisas, projetos criativos e trabalhos em andamento.
Grupo Inteligência Artificial (2019-2021)
O grupo de estudiosos da Unicamp e de outras instituições brasileiras foi formado com o propósito de debater os impactos sociais, econômicos, políticos e culturais da inteligência artificial.
Grupo Educação (2018-2021)
Reuniu especialistas de dentro e fora da Unicamp para refletir sobre políticas públicas de educação, aproximando a discussão com a sociedade. O foco inicial foi a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de referência para propostas de currículos do país.