Workshop “Pós-colonialismo e a recepção dos clássicos na América Latina”
Existe uma abordagem latino-americana para os textos clássicos? Obras produzidas nas civilizações da Grécia e Roma antigas podem ser identificadas em diversas manifestações literárias, artísticas e culturais nos países da América Latina. Isso pode ser visto não apenas nas traduções de textos antigos, mas também em suas adaptações para o teatro, o cinema, música e as artes visuais. A maneira como isso ocorre nos países do nosso continente latino-americano tem atraído cada vez mais atenção internacional nos últimos tempos, especialmente por meio de abordagens conhecidas como Recepção dos Clássicos.
Com apoio do Faepex/Funcamp – Unicamp, o workshop a ser ministrado pela professora dra. Rosa Andújar, do King’s College London (Inglaterra), abordará, em primeiro lugar, teorias recentes, que vêm orientando o estudo da Recepção Clássica, articulando-as com os estudos pós-coloniais. Em segundo lugar, serão apresentados dois exemplos de peças teatrais produzidas no Caribe.
A professora dominicano-americana Rosa Andújar leciona Estudos Clássicos no King’s College London. É especialista em tragédia grega antiga, especialmente no coro trágico, e em classicismo helênico na América Latina. Formada em Wellesley e no King’s College, em Cambridge (Inglaterra), Andújar concluiu o mestrado (2008) e o doutorado (2011) na Universidade de Princeton, com a tese “The Chorus in Dialogue: Reading Lyric Exchanges in Greek Tragedy”, publicada pela editora da Universidade de Princeton, em 2011. Sobre o tema da tragédia grega, coedita (com R., T. Coward e T. Hadjimichael) o livro “Paths of Song”, que trata da dimensão lírica da tragédia grega (De Gruyter, 2018).
Mais propriamente ligados ao tema do curso, dentre a ampla produção bibliográfica de Andújar, destaca-se sua premiada edição da trilogia grega do dramaturgo e artista performático “chicano” Luis Alfaro (The Greek Trilogy of Luis Alfaro: Electricidad; Oedipus El Rey) e “Greeks and Romans on the Latin American Stage” (London: Bloomsbury, 2020), que ela coedita com Konstantinos P. Nikoloutsos, e conta com artigos de vários pesquisadores latino-americanos, inclusive brasileiros. Tendo recebido diversos prêmios e distinções em vários países, Andújar é co-editora da série de livros “Classics and the Postcolonial”, publicada pela editora Routledge, e, mais recentemente, tornou-se editora-chefe de literatura grega do “American Journal of Philology”. Também faz parte do conselho editorial de duas revistas brasileiras de clássicos, a “Nuntius Antiquus”, publicada pela UFMG, e “PhaoS – Revista de Estudos Clássicos”, da Unicamp.
O workshop será na modalidade online, pela plataforma Google Meet, ministrado em espanhol (os participantes podem falar em português, espanhol ou inglês), com os seguintes temas:
24/06/2024 – segunda-feira – 14h-17h
Introdução: Por que “recepção” clássica (e não “tradição”) em contextos pós-coloniais? Terminologias e problemas
25/06/2024 – terça-feira – 14h-17h
Recepção clássica na América Latina: desafios e oportunidades
26/06/2024 – quarta-feira – 9h30-12h
Raça e Tragédia Grega no Caribe: Medea en el espejo, de José Trian (Cuba, 1960)
27/06/2024 – quinta-feira – 9h30-12h
Máscaras modernas e comédia grega no Caribe: Club de Solteros, de Francisco Arriví (Porto Rico, 1953). Conclusão.