Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Blog

Rede de apoio coordenada por pesquisadora do IdEA promove cuidado e prevenção

O programa Liame, desenvolvido no âmbito da Unicamp e financiado pela Fapesp, oferece atendimento psicanalítico breve em grupos para pessoas afetadas por violência. Já atendeu 244 mulheres e 105 adolescentes de 2023 até abril de 2025, além de ter qualificado cerca de 800 profissionais da região norte de Campinas.

Coordenado pela psicanalista Rosana Onocko‑Campos, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM), o Liame articula múltiplos serviços — saúde, assistência social, educação — por meio de apoio matricial intersetorial. O objetivo é prevenir que pessoas sejam “perdidas” na rede pública existente.

Rosana é pesquisadora vinculada ao Instituto de Estudos Aplicados (IdEA), e participou recentemente de uma reportagem do Jornal da Unicamp, em que demonstra que projetos como esse mostram que o enfrentamento da violência requer uma “costura fina”: acolhimento sensível, escuta qualificada e articulação efetiva entre instituições. A complexidade da violência exige, acima de tudo, uma rede forte e integrada, capaz de romper ciclos intergeracionais de sofrimento.

Confira a reportagem completa neste link.

Ir para o topo