A jornalista Daniela Arbex, Artista Residente do Programa “Hilda Hilst” do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp, está entre os cinco finalistas do 58º Troféu Juca Pato – Prêmio Intelectual do Ano, promovido pela União Brasileira de Escritores (UBE). O anúncio com o resultado final será divulgado em 19 de setembro.
Mais do que um prêmio literário, o Troféu Juca Pato é um reconhecimento à personalidade que, por sua obra e atuação pública, contribui de maneira significativa para a defesa de valores humanos, democráticos e republicanos no Brasil. Em 2025, a edição celebra ainda o centenário do escritor Marcos Rey, criador do prêmio em 1962.
Arbex se destacou na seleção pelo impacto de sua mais recente obra, Longe do Ninho (Editora Intrínseca, 2024), livro-reportagem no qual investiga as causas do incêndio que vitimou dez jovens atletas no alojamento do Clube de Regatas do Flamengo, em 2019. A obra amplia o já reconhecido percurso da jornalista, marcada por reportagens e livros que revelam tragédias invisibilizadas e ajudam a construir a memória coletiva brasileira.
Como residente do IdEA/Unicamp, Arbex integra a programação da residência artística O papel da literatura na construção da memória coletiva do Brasil, que ao longo de dois meses traz palestras, oficinas e debates. Sua indicação ao Juca Pato reafirma a relevância de seu trabalho e fortalece a presença da Universidade no debate nacional sobre literatura, direitos humanos e memória histórica.