A Fundação Conrado Wessel anunciou os vencedores do Prêmio FCW 2025, uma das principais distinções nacionais em ciência e cultura. Nesta edição, foram reconhecidos Marcelo Rubens Paiva, na categoria Cultura – Literatura, e Mercedes Bustamante, na categoria Ciências – Mudanças Climáticas. Cada um receberá R$ 400 mil em cerimônia marcada para outubro, em São Paulo.
Escritor, dramaturgo e colunista, Marcelo Rubens Paiva foi artista residente do Instituto de Estudos Avançados (IdEA/Unicamp) em 2023, experiência que ampliou os diálogos entre literatura, memória e sociedade no ambiente acadêmico. Autor de obras consagradas como Feliz Ano Velho (1982) e Ainda Estou Aqui (2015), Paiva teve seu livro transformado em filme dirigido por Walter Salles, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025. Sua trajetória literária reúne mais de uma dezena de livros, peças de teatro e contribuições para a imprensa, sempre marcada pela reflexão crítica e pela defesa da democracia.
Na área de Ciências, a premiada foi Mercedes Bustamante, professora da Universidade de Brasília e referência mundial em ecologia de ecossistemas e mudanças ambientais globais. Autora de capítulos do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e integrante da Academia Brasileira de Ciências, Bustamante tem sido voz fundamental no debate científico e político sobre sustentabilidade, mudanças no uso da terra e o futuro do Cerrado.
As comissões julgadoras, formadas por especialistas da USP, Unicamp, UFRJ, Capes, Fapesp e CNPq, destacaram a relevância das contribuições de ambos os premiados, tanto pela excelência intelectual quanto pelo impacto social e cultural de suas obras. O Prêmio FCW reafirma, em 2025, sua missão de valorizar a ciência e a cultura brasileiras em diálogo com os grandes desafios contemporâneos.