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Manchete Notícia

Oficina com regente coral argentino reúne alunos do Brasil todo na Unicamp

Néstor Andrenacci tem cinco décadas de atuação e é considerado uma referência internacional

Néstor Andrenacci na aula de abertura da residência

Autoria MARIANA GARCIA

Edição de Imagem PAULO CAVALHERI

Edição de vídeo KLEBER CASABLLANCA

Fotografia ANTONIO SCARPINETTI

Vídeo JOSÉ RICARDO (BOI)

O maestro Néstor Andrenacci: aulas caracterizam-se pelo estudo do significado de cada composição
O maestro Néstor Andrenacci: aulas caracterizam-se pelo estudo do significado de cada composição

A notícia da vinda do argentino Néstor Andrenacci como artista residente do Programa Hilda Hilst, promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp, animou cantores, instrumentistas e regentes de todos os cantos do Brasil – como Pará, Espírito Santo e Santa Catarina. Esse grupo heterogêneo chegou ao distrito campineiro de Barão Geraldo na última segunda-feira (15), juntando-se a estudantes de graduação e pós-graduação do Instituto de Artes (IA) da Universidade para participar de uma oficina avançada de regência coral, conduzida pelo premiado maestro ao longo deste mês.

O interesse de pessoas de origens e profissões variadas atesta a excelência do trabalho de Andrenacci, que, em cinco décadas de atuação, recebeu duas vezes o prêmio Konex (um dos principais de seu país) e hoje é considerado uma referência internacional, comandando quatro coros em Buenos Aires (capital argentina). Paralelamente à carreira como regente, o maestro trabalhou como professor da Faculdade de Artes e Ciências Musicais na Universidade Católica Argentina por duas décadas. “Esse movimento da Unicamp, de sair de si mesma e procurar conhecimento em outras partes do mundo para promover esse intercâmbio artístico, enriquece enormemente a Universidade”, destacou o convidado.

Coordenador do IdEA, Christiano Lyra explica que a proposta do Programa Hilda Hilst é trazer à Unicamp artistas consagrados dos mais diversos campos para que possam conviver sobretudo com as novas gerações, compartilhando sua bagagem e seu dia a dia com a comunidade. Trata-se de uma iniciativa que não encontra correspondência em outras universidades. “Essa experiência promove o convívio informal no campus. A proposta é que esses jovens, muitos dos quais estão começando suas carreiras, possam olhar para essas pessoas, que admiram, e se projetar no futuro. E que desse encontro surjam desdobramentos”, conta o docente.

Da esquerda para a direita: o maestro Néstor Andrenacci, o coordenador do IdEA, Christiano Lyra e o professor do Departamento de Música do IA Angelo Fernandes: artistas consagrados nos mais diversos campos
Da esquerda para a direita: o maestro Néstor Andrenacci, o coordenador do IdEA, Christiano Lyra e o professor do Departamento de Música do IA Angelo Fernandes: artistas consagrados nos mais diversos campos

Professor do Departamento de Música do IA, Angelo Fernandes comemora a oportunidade de ter na Unicamp um dos melhores regentes corais sul-americanos da atualidade, oriundo de um país que é, juntamente com a Venezuela, a principal referência para o Brasil na área. “Néstor se tornou destaque em um lugar que é o grande exemplo, para nós, da prática coral de excelência. É um profissional diferenciado entre seus pares. E tê-lo aqui representa uma alegria, por seu conhecimento e por tudo o que pode compartilhar conosco, como suas ideias sobre música, regência e técnica vocal para coros.”

Sua escolha como artista residente pela Unicamp, observa o docente, joga luz sobre uma profissão que, embora tenha a mesma importância daquela atribuída ao maestro de música orquestral instrumental, não costuma receber a mesma atenção. “Em uma obra musical, os cantores possuem uma grande visibilidade. Porém, de modo geral, no estudo da regência coral – que é bem mais presente na vida das pessoas e no dia a dia –, esse campo acaba ficando em segundo plano. O regente coral trabalha com cantores amadores e leva a atividade musical para um público bastante grande. Não existe uma orquestra a cada esquina para ser regida, mas pode haver muitos coros, em escolas, em igrejas, em instituições e em empresas.”

O maestro conta ter elaborado um programa propositadamente diverso, que inclui canções para coro a quatro vozes em alemão, espanhol, francês e inglês
Programa das oficinas inclui canções para coro a quatro vozes
em alemão, espanhol, francês e inglês

Andrenacci conta ter elaborado um programa propositadamente diverso, que inclui canções para coro a quatro vozes em alemão, espanhol, francês e inglês, destacando Felix Mendelssohn, Paul Hindemith e Ralph Vaughan Williams, entre outros. Suas aulas caracterizam-se pelo estudo do significado de cada composição, envolvendo leituras aprofundadas das obras, momento em que são apresentados os autores, suas origens e influências e também os poetas que trabalharam seus textos. “Néstor vai analisando. Faz todo um trabalho de busca de contextualização e de pronúncia, uma vez que se trata de idiomas diferentes do nosso. Há uma preocupação com o contexto poético. Por isso, é feita uma leitura da estrutura musical”, explica Fernandes.

Em um segundo momento, os alunos cantarão as obras selecionadas, sob regência do argentino. Para encerrar, cada participante será colocado para reger o grupo, recebendo instruções técnicas e avaliações de Andrenacci. Maurício Minozzo, maestro e professor de canto, acordeão e violão, viajou de Chapecó (SC) para participar de uma oportunidade que considera imperdível, para renovar seu repertório e suas técnicas. “Uma oficina gratuita e aberta à comunidade, com um regente excelente, caiu do céu. A formação musical é muito pobre na minha região”, diz o aluno, que cita ainda a possibilidade de trocar experiências com estudantes e profissionais de todo o país. “Há pessoas do sul brasileiro e do Pará. Vamos levar o ensinamento que estamos tendo aqui para o resto do Brasil. Com certeza, isso fortalecerá a área musical das nossas regiões.”

Em um segundo momento, os alunos cantarão as obras selecionadas, sob regência do argentino
Em um segundo momento, os alunos cantarão
as obras selecionadas, sob regência do argentino

Professora de música e regente coral em Curitiba (PR), Giulia Ferreira concorda com o colega e afirma que não teria condições de participar de uma iniciativa similar não fosse a ação da Unicamp. “Nesta fase da minha vida, não teria condições de participar de um curso em Buenos Aires. Por isso, essa é uma chance única”, diz a aluna, observando que ainda se sente motivada com a primeira aula de Andrenacci. “É comum vermos a formação musical como um lugar de muita cobrança, de exigência exacerbada, de uma forma que não é saudável, e o encontro de segunda-feira foi muito leve. Néstor é um maestro muito acolhedor.”

Ao todo, o artista residente permanecerá na Unicamp por três meses. Após esta primeira oficina presencial, a ser encerrada no dia 26 deste mês com uma apresentação do grupo (sob sua regência) na Casa do Lago, o maestro ministrará uma segunda oficina, virtual, especificamente sobre a música coral de seu país. E também conduzirá o Coro Contemporâneo de Campinas.

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