Grupo multidisciplinar do IdEA que visa estudar fenômenos complexos e não-lineares, como mudanças climáticas, IA e redes sociais, à luz de Ilya Prigogine.
À luz do arcabouço teórico proposto pelo Prof. Ilya Prigogine, Prêmio Nobel de Química, este grupo pretende estudar fenômenos não-lineares e complexos nos âmbitos social, econômico, tecnológico, climático e linguístico. Dada a complexidade de fenômenos atuais como mudanças climáticas, redes sociais e a emergência da inteligência artificial, urge a necessidade de aprofundar discussões e reflexões sobre a proposição de modelos que ajudem na compreensão desses fenômenos. Trata-se de um grupo com composição multidisciplinar para congregar diferentes visões sobre os diversos problemas a serem estudados.
Coordenação
- Prof. Dr. Gustavo Paim Valença – FEQ/Unicamp | (coordenador) <gustavo@feq.unicamp.br>
- Prof. Dr. Luís Fernando Mercier Franco – FEQ/Unicamp | (coordenador-adjunto) <lmfranco@unicamp.br>
Membros
- Sra. Maíra Bittencourt, IFCH/Unicamp
- Profa. Dra. Isabella Tardim Cardoso
- Prof. Dilip Kondepudi, Wake Forest University, EUA
Biografias

Prof. Dr. Gustavo Paim Valença | Possui graduação em Engenharia Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1982), mestrado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1984) e doutorado em Química – Stanford University (1991). Atualmente é professor livre docente da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência nas áreas de Química e Engenharia Química, com ênfase em Cinética Química e Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: conversão de etanol, desenvolvimento de novos catalisadores óxidos, metálicos ou novos materiais tanto experimentalmente quanto por modelagem utilizando o método da conservação da ordem de ligação e planejamento de experimentos. Desenvolve projetos em parceria com a Braskem, Shell, Clariant e Petrobras.

Prof. Dr. Luís Fernando Mercier Franco | Engenheiro Químico (2011), Mestre (2012) e Doutor em Ciências (2015) pelo Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e Livre-Docente (2021) pela Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, ocupa o cargo de Professor Associado MS-5.1 na Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas. Atua nas áreas de termodinâmica, mecânica estatística e simulação molecular.

Prof. Dr. Dilip K. Kondepudi | Professor Emérito de Pesquisa na Wake Forest University, EUA. Em 1971, ele completou seu bacharelado na Universidade de Madras e obteve seu mestrado em ciências em 1973 pelo Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim. Em 1979, ele recebeu seu doutorado pela Universidade do Texas em Austin, sob a supervisão do Prof. Ilya Prigogine (Prêmio Nobel). Durante sua bastante produtiva carreira, ele contribuiu com mais de 100 artigos científicos, e livros relevantes em Termodinâmica, como o Termodinâmica Moderna. Sua atividade de pesquisa atual inclui a descrição de comportamento quasi-vivo em estruturas dissipativas e na diferença fundamental entre organismos e máquinas, e porque organismos não são máquinas complexas.
