Grupo “Escola e convivência democrática: participação, diversidade e políticas públicas”

O Grupo tem como compromisso a promoção de uma escola pública, gratuita, de qualidade, emancipadora e socialmente referenciada. É composto por pesquisadoras(es) internas(os) e externas(os) à Unicamp, estudantes de pós-graduação e graduação, além de contar com a participação de convidados nacionais e internacionais.

O grupo “Escola e convivência democrática: participação, diversidade e políticas públicas” tem como compromisso a promoção de uma escola pública, gratuita, de qualidade, emancipadora e socialmente referenciada. É composto por pesquisadores internos e externos à Unicamp e estudantes de pós-graduação. Tem como objetivos:

  1. estudar e desenvolver modelos de transformação social em larga escala para atuar em questões complexas, especificamente a melhoria da qualidade da convivência em redes públicas de educação, que incluam processos participativos e sustentáveis, promotores de transformações pessoais, coletivas e culturais.
  2. contribuir para a formulação de políticas públicas que favoreçam a melhoria do clima escolar e a formação para convivência ética e democrática, com ações de conscientização, prevenção e enfrentamento de todas as formas de violência, bem como a promoção da equidade, valorização da diversidade e fortalecimento dos valores democráticos nas instituições educativas.

As atividades do grupo abrangem o desenvolvimento de estudos e seminários avançados com encontros e debates com pesquisadores nacionais e internacionais; a participação em centros e redes de pesquisa; e ações de disseminação direcionadas ao público externo. Além dos estudos e debates colaborativos, essa organização também permite que o grupo atue e dialogue com outros centros acadêmicos, redes de ensino e segmentos responsáveis pela formulação de políticas educacionais, como instituições governamentais e da sociedade civil.

Coordenação

  • Dra. Telma Vinha – Professora da Faculdade de Educação da Unicamp (coordenadora) <tvinha@unicamp.br>
  • Dr. Cesar Augusto Amaral Nunes – Pesquisador do GEPEM/Unesp/Unicamp (coordenador-adjunto) <cesaraanunes@gmail.com>

Membros

  • Dra. Adriana R. Braga – Professora da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp de Guarulhos
  • Dr. Adriano Moro – Pesquisador da Fundação Carlos Chagas
  • Dra. Ana Maria Falcão de Aragão – Professora Titular aposentada da Faculdade de Educação da Unicamp
  • Dra. Flávia Maria de Campos Vivaldi – Pesquisadora Convidada da Faculdade de Educação da Unicamp
  • Dra. Luciene Regina Paulino Tognetta – Professora da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara
  • Dra. Maria Suzana de S. Menin – Professora Titular aposentada da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP de Presidente Prudente
  • Dra. Sanderli Aparecida Bicudo Bomfim – Pós-doutoranda da Faculdade de Educação da Unicamp
  • Dra. Simone Gomes de Melo – Pós-doutoranda da Faculdade de Educação da Unicamp
  • Dr. Warley G. Correa – Pós-doutorando da Faculdade de Educação da Unicamp
  • Ms. Cléo Garcia – doutoranda da Faculdade de Educação da Unicamp
  • Ms. Elvira Pimentel – Doutoranda da Faculdade de Educação da Unicamp
  • Ms. Simone Machado – Doutoranda da Faculdade de Educação da Unicamp
  • Ms. Talita Bueno Salati Lahr – Doutoranda em Educação Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara
  • Beatriz Fogarin Leonardo – mestranda da Faculdade de Educação da Unicamp

Biografias

profa_telma

Dra. Telma Vinha – Professora da Faculdade de Educação da Unicamp | Pedagoga e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp, onde é professora associada no Departamento de Psicologia Educacional e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do Laboratório de Psicologia Genética da FE e coordenadora associada do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM). Suas pesquisas abordam temas como clima e convivência escolar, conflitos, violências, relações interpessoais, além do desenvolvimento moral e socioemocional. É integrante de entidades nacionais e internacionais que atuam nessas áreas.

prof_cesar

Dr. Cesar Augusto Amaral Nunes – Pesquisador do GEPEM/Unesp/Unicamp | Pesquisador associado ao GEPEM, Unesp/Unicamp. É bacharel em violão clássico pela Faculdade de Música Carlos Gomes, bacharel e mestre em física pela Universidade de São Paulo e doutor em física pela Universidade Técnica de Munique. Tem especialização em Ensino para a Compreensão e Avaliação pela Faculdade de Educação de Harvard e especialização em Implementação de Políticas Públicas pela Escola de Administração de Harvard. Foi pesquisador convidado na Universidade de Toronto, membro do grupo de Pesquisa e Inovação do PISA, produziu mais de 400 objetos de aprendizagem interativos, desenhou e implementou cursos para aprendizagem baseada em projetos na Índia, África do Sul, Egito, e Brasil. Contribuiu na construção e foi consultor das redes colaborativas latino-americanas RIVED e RELPE tendo atuado diretamente em programas nacionais do Chile e da Argentina. Vem trabalhando há mais de uma década na inovação e transformação de redes públicas com abordagens de complexidade, avaliação desenvolvimental, comunidades de prática e ganhos com a escala.

profa_adriana

Dra. Adriana R. Braga – Professora da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp de Guarulhos | Docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal de São Paulo- Escola de Filosofia, Letras e Ciências Sociais. Bióloga, mestre e doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Educação, pela Faculdade de Educação da Unicamp. Membro do LPG, Laboratório de Psicologia Genética, Unicamp, GEPEM, Grupo de Pesquisas em Moralidade, Unesp e Unicamp, e do grupo de pesquisa Interfaces – Núcleo Temático de Estudos e Recursos da Fantasia nas Artes, Ciências, Educação e Sociedade da USP-Leste. Realizou trabalhos de Consultoria Pedagógica em Escolas no Estado de São Paulo, desenvolve Projetos de Extensão e Pesquisa em Educação Ambiental, atuando na formação e no aperfeiçoamento de professores, ministrando cursos, seminários e palestras. Autora de artigos, livros e trabalhos especializados em temas relacionados a Educação Ambiental, com ênfase em sustentabilidade, ética e consumo.

prof_adriano

Dr. Adriano Moro – Pesquisador da Fundação Carlos Chagas | Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com Doutorado Sanduíche pela Harvard University: Graduate School of Education. Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Ítalo Brasileira. Graduado com Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Ítalo Brasileira. Pesquisador do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC). Integrante do Grupo de Trabalho: Psicologia e Moralidade da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia). Pesquisador e membro do Comitê Executivo do International Observatory for School Climate and Violence Prevention e coordenador do SIG (Special Interest Groups) Understandings and measurement practice: school climate and violence prevention, na Universidade de Sevilla, Espanha. Membro colaborador da Rede Latino-Americana de Convivência Escolar.

profa_ana_maria_falcao

Dra. Ana Maria Falcão de Aragão – Professora Titular aposentada da Faculdade de Educação da Unicamp | Psicóloga. Professora Titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Mestrado, Doutorado, Pós-doutorado e Livre-docente. Proferiu palestras e realizou formações de educadores em escolas públicas e privadas, em redes municipais e estaduais de educação, Universidades, Centros Universitários e Faculdades no Brasil e no exterior sobre temáticas variadas com foco principal em formação de professores, processo de ensino e de aprendizagem, avaliação de ensino e educacional, convivência ética e democrática na escola, gestão educacional e orientação de estudos e de projetos de pesquisa.

profa_flavia_maria

Dra. Flávia Maria de Campos Vivaldi – Pesquisadora Convidada da Faculdade de Educação da Unicamp | Doutora em Educação pela Unicamp; Magíster em Programas de Intervención Psicologica em Contextos Educativos pela Facultad de Psicologia da Universidad Complutense de Madrid. Professora Pesquisadora Convidada da FE/Unicamp e do GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral – Unicamp/Unesp. Professora do curso de Pós-graduação “As Relações Interpessoais na Escola: das Competências Socioemocionais à Personalidade Ética” – do Instituto Vera Cruz. Atuou como Secretária Municipal de Educação de Poços de Caldas – MG 2017/2019. Realiza pesquisas sobre a implantação dos Planos de Convivência na Escola.

profa_luciene

Dra. Luciene Regina Paulino Tognetta – Professora da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara | Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Salesiano (1991), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2006) e Doutorado Sanduiche pela Universidade de Genebra – Suíça (2004). Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade do Minho – Portugal (2013). Professora Livre-docente do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras e do Programa de Pós Graduação em Educação Escolar da Unesp – Campus de Araraquara. Pesquisadora e líder do GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral – Unicamp/Unesp. Membro brasileiro da FAI – Fundacion America por La Infancia sediada no Chile e da Red Latinoamericana de Convivência Escolar. Coordenadora da rede de Comunidade de Cuidado e Apoio. Autora de livros de Literatura Infantil e de literatura científica na área da Educação e Psicologia Moral. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: moralidade, ética, desenvolvimento afetivo, convivência escolar e bullying.

profa_maria_suzana

Dra. Maria Suzana de S. Menin – Professora Titular aposentada da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP de Presidente Prudente | Graduada em Psicologia com mestrado e doutorado em Psicologia do Escolar pela USP, é professora Livre docente e Titular em Psicologia da Educação pela Unesp, onde aposentou-se. Possui dois pós-doutorados em laboratórios de Psicologia Social na França, com foco na Teoria das Representações Sociais. Foi ouvidora da reitoria da Unesp; pesquisadora colaboradora da Fundação Carlos Chagas e atualmente pesquisadora colaboradora no Projeto “EntreNós: convivência ética e democrática na escola e na sociedade” na Faculdade de Educação da Unicamp.  Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento e Educação Moral, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e desenvolvimento moral, representação social, convivência escolar e formação de professores.

profa_sanderli

Dra. Sanderli Aparecida Bicudo Bomfim – Pós-doutoranda da Faculdade de Educação da Unicamp | Doutora e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, da Faculdade de Ciências e Letras, campus de Araraquara (UNESP/FCLAr). Graduada em Pedagogia pelo UNISAL – Centro Universitário Salesiano São Paulo. Especialista em Relações Interpessoais na escola e a construção da Autonomia Moral pela UNIFRAN – Universidade de Franca. Membro do GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral. Atuou durante 23 anos como docente e gestora da Educação Básica. Atua com formação de docentes e gestores da rede pública e privada. Realiza pesquisas relacionadas sentimento de pertencimento escolar, ao bullying, a adesão de valores morais por parte dos adolescentes e também a implantação de ações de protagonismo juvenil no ambiente escolar.

profa_simone

Dra. Simone Gomes de Melo – Pós-doutoranda da Faculdade de Educação da Unicamp | Doutora em Educação na área de Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pedagoga e mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Especialista em Relações Interpessoais na Escola e a Construção da Autonomia Moral (UNIFRAN). Atuou por 18 anos como docente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas e privadas. Dedica-se aos temas de pesquisa: Aprendizagem por Projetos Sociais (APS)/Service-Learning; Clima Escolar; Convivência Ética e Democrática na Escola e Desenvolvimento Moral. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM).

prof_warley

Dr. Warley G. Correa – Pós-doutorando da Faculdade de Educação da Unicamp | Doutor e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisador integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Rio Claro) e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/Campinas). Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atua na implementação e avaliação desenvolvimental de programas educacionais, além da formação de educadores. Seus temas de trabalho incluem: convivência ética na escola; relações interpessoais na escola e construção da autonomia moral; resolução de conflitos interpessoais na escola; regras e assembleias escolares; autonomia moral e intelectual. Também realiza pesquisas sobre a avaliação de processos de implementação de programas educacionais.

profa_cleo

Ms. Cléo Garcia – Doutoranda da Faculdade de Educação da Unicamp | Doutoranda e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), autora da pesquisa Ataques de Violência Extrema a Escolas no Brasil: mapeamento, fatores associados e caminhos de prevenção e enfrentamento;  co-autora do documento orientador Violências Extremas contra Escolas produzido pela UNICEF. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM – UNICAMP/UNESP). Advogada criminal e familiarista, com especialização em Justiça Restaurativa, Mediação e Direito Educacional. Formadora de facilitadores em Justiça Restaurativa pelo Instituto Potencialidades e pela DESCOLA. Atuou como presidente da SOS Ação Mulher e Família e como vice-presidente do Conselho de Cultura de Paz do Município de Campinas (SP).

elvira

Ms. Elvira Pimentel – Doutoranda da Faculdade de Educação da Unicamp | Pedagoga e Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS, com intercâmbio na Universidade de Évora.  Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e orientadora pedagógica – Cursinho Popular TRIU. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral(GEPEM). Tem experiência como professora e coordenadora da Educação Básica e atualmente trabalha com a construção e implementação de projetos e programas relacionados à convivência escolar. Atua principalmente nos temas da convivência ética e democrática, conflitos, problemas do conviver e suas intersecções de raça e gênero, valorização da pluralidade e enfrentamento de desigualdades.

profa_simone

Ms. Simone Machado – Doutoranda da Faculdade de Educação da Unicamp | Doutoranda na Faculdade de Educação da UNICAMP e Mestre em Educação pela PUC/SP. Possui especialização em Psicopedagogia pela PUC/SP, graduação em Pedagogia pela Faculdade 9 de Julho e graduação em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi Diretora Regional de Educação e Coordenadora da área pedagógica (COPED) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo implementando políticas e ações de: formação docente, currículo, aprendizagem e avaliação. Com experiência de mais de 30 anos na Educação Básica, atualmente é Conselheira do Conselho Municipal de Educação de São Paulo e participa, como estudante-pesquisadora, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM/UNESP/UNICAMP). Atuação na gestão educacional, formação de professores, alfabetização e implementação de políticas públicas educacionais.

talita

Ms. Talita Bueno Salati Lahr – Doutoranda em Educação Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara | Doutoranda e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR (2010). Atua na área do desenvolvimento humano; psicologia social; SUAS (Sistema Único de Assistência Social;) e com famílias, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e vítimas de violência; e formação de professores. É membro do Grupo de Pesquisa GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral – UNICAMP / UNESP. Já exerceu a função de coordenação de serviços de Política de Assistência Social de baixa e alta complexidade. Realizou trabalho voluntário em Angola por um ano (2011) em Instituições Escolares, Centro de Saúde e Comunidades (aldeias) e atuou no “Projeto Nunca sem Cabeça” financiado pela UNFPA – United Nations Population Fundation.

beatriz

Beatriz Fogarin Leonardo – mestranda da Faculdade de Educação da Unicamp | Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela mesma universidade, e é Bacharel em Serviço Social pela Universidade Anhanguera (UNIDERP). Durante a graduação, foi aluna bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no Programa de Residência Pedagógica (RP), ambos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no Programa de Apoio Didático (PAD) pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Campinas (PRG). Integrou a primeira turma do Programa de Formação e Mentoria em Pesquisas sobre Equidade na Educação, do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação. Participa como pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM UNESP/UNICAMP).

Acesse aqui as playlists com as gravações dos ciclos formativos, encontros e mesas realizadas pelo grupo:


Ciclo Problemas de Convivência e Educação

Série Reflexões sobre a convivência na escola

Encontros do GERAGE

Ciclo Escola e Pandemia: desafios e ressignificações para a educação

Série Conversas inspiradoras em Tempos Brutos

Outras mesas e encontros


Notícias:

Grupo Ética, Diversidade e Democracia na Escola Pública inicia atividades no IdEA

“O papel das escolas no desenvolvimento da autonomia e na construção do futuro”

Gênero, raça e convivência ética

Ciclo de palestras “Escola e Pandemia: desafios e ressignificações para a educação”

Série de vídeos aborda reflexões sobre convivência na escola

1º Encontro Aberto do Curso Livre “Gênero, Raça e Convivência Ética”

Mesa “Juventudes, convivência e violências”

2º Encontro Aberto do Curso Livre “Gênero, Raça e Convivência Ética”

V Encontro Nacional das Equipes de Ajuda do Brasil