Manchete

O Cinema em Construção: Experiência Criativa com Laís Bodanzky

A diretora, produtora e roteirista paulistana Laís Bodanzky promove um ciclo de atividades, nos meses de outubro e novembro de 2024, como convidada do Programa “Hilda Hilst” do Artista Residente, o Instituto de Estudos Avançados (IdEA). Intitulada “O Cinema em Construção: Experiência Criativa com Laís Bodanzky”, a residência artística contará com exibições de seus filmes, mesas, oficinas e interações com a comunidade acadêmica discutindo como desenvolve seu processo criativo na produção audiovisual e novos projetos de longas-metragens.

Nascida em São Paulo, a diretora teve contato com o ambiente cinematográfico desde a infância, com seu pai, o cineasta Jorge Bodanzky. Estudou atuação com o diretor teatral Antunes Filho (1929-2019) e se formou em Cinema pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em 1995. Estreou na direção com “Cartão Vermelho” (1994), curta-metragem selecionado para o New York Film Festival.

Seu longa-metragem de estreia, “Bicho de Sete Cabeças” (2001), ganhou reconhecimento de público e crítica ao tratar da temática manicomial e dos abusos cometidos em hospitais psiquiátricos. Entre seus filmes estão os longas-metragens “Chega de Saudade” (2007), “As Melhores Coisas do Mundo” (2010), “Como Nossos Pais” (2017) e “A Viagem de Pedro” (2022).

Entre 2019 e 2021, foi presidente da Spcine, empresa de cinema e audiovisual da cidade de São Paulo. Durante 15 anos, coordenou os projetos “Tela Brasil”, de exibição e educação audiovisual nas periferias do Brasil, levando mais de 1,5 milhão de pessoas ao cinema pela primeira vez. Desde 2019, integra a The Academy (Academy of Motion Picture Arts and Sciences), votando nas produções cinematográficas indicadas ao Oscar.

Bicho de sete cabeças

Exibição do filme “Bicho de Sete Cabeças”

Seguida de bate-papo com a diretora Laís Bodanzky

No evento, gratuito e aberto à comunidade da Unicamp e público externo, Bodanzky falará sobre o processo criativo do filme, de 2001, baseado no livro “Canto dos Malditos” (1990), do escritor Austregésilo Carrano Bueno (1957-2008). Vencedor dos prêmios de melhor filme no Festival de Cinema e Cultura Latino-Americana de Biarritz – França, no Festival Internacional de Cinema de Trieste – Itália, e do Troféu APCA (Associação Paulista dos Críticos de Artes) e do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Academia Brasileira de Cinema, “Bicho de Sete Cabeças” tem como temáticas principais os conflitos familiares e a saúde mental, tendo suscitado debates sobre a luta antimanicomial no Brasil nos anos 2000.

Data: 7 de outubro de 2024

Local: Auditório da Associação de Docentes da Unicamp (ADunicamp)

Endereço: Av. Érico Veríssimo, 1479, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas

Inscrições: https://forms.gle/Tv6X9VaoFB2Knyyj7

Mesa “O Cinema e a Música”

Laís Bodanzky receberá quatro colegas e parceiros músicos que fazem trilhas sonoras, André Hosoi, BiD, Talita del Collado e Tejo Damasceno, para discutir a relação entre cinema e música. O encontro, gratuito, é aberto para estudantes, pesquisadores e profissionais interessados na produção audiovisual e musical, mas também para pessoas de outras áreas que tenham curiosidade sobre o tema.

Data: 17 de outubro de 2024

Inscrições: https://forms.gle/mseAnpwTjyQS76z68

Oficina “Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico”

A atividade, com vagas limitadas, consistirá em dois encontros com a leitura e discussão do projeto cinematográfico “O Silêncio” e do roteiro de longa-metragem de “Pano Preto”, ambos inéditos e de autoria de Laís Bodanzky. O primeiro é livremente inspirado na obra literária “A Vida Começava Lá: Uma história de repercussão corporal” (Stacchini Editorial, 2019), autobiografia de Fernando Barba (1971-2021), ex-aluno do curso de Música na Unicamp e fundador do grupo de percussão corporal Barbatuques, escrita em parceria com Renata Ferraz Torres. O roteiro de “Pano Preto” tem como tema principal a psicanálise infantil.

Data: 24 e 31 de outubro de 2024

Local: Instituto de Estudos Avançados (IdEA)

Endereço: Avenida Oswaldo Cruz, 301, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas

Inscrições: https://forms.gle/p9QdwzqhbiCz4kiT7

Como Nossos Pais

Exibição do filme “Como Nossos Pais”

Seguida de bate-papo com a diretora Laís Bodanzky

O evento, gratuito e aberto a comunidade da Unicamp e público externo, marca o encerramento do ciclo de atividades de Bodanzky no IdEA. Após a exibição, a diretora discutirá com o público o processo criativo do filme, lançado em 2017, com roteiro escrito em parceria com Luiz Bolognesi. O drama trata do espaço da mulher na sociedade e de questões de relacionamentos familiares. Vencedor dos prêmios de melhor filme no FestIN Lisboa, na Mostra del Cinema Llatinoamericà de Catalunya e no Festival Du Cinéma Bresilien de Paris.

Data: 11 de novembro de 2024

Inscrições: https://forms.gle/ex1VT8D8a1Q2JFy3A