Manchete

Exibição e bate-papo sobre o filme “Bicho de Sete Cabeças”

Bicho de Sete Cabeças

Abrindo a participação da cineasta Laís Bodanzky no Programa “Hilda Hilst” do Artista Residente, o Instituto de Estudos Avançados (IdEA) realiza no dia 7 de outubro de 2024, às 18h, a exibição do longa-metragem “Bicho de Sete Cabeças” (2001), seguido de debate com a diretora na Associação de Docentes da Unicamp (ADunicamp). No evento, gratuito e aberto à comunidade da Unicamp e público externo, Bodanzky falará sobre o processo criativo do filme, baseado no livro “Canto dos Malditos” (1990), do escritor Austregésilo Carrano Bueno (1957-2008). Vencedor dos prêmios de melhor filme no Festival de Cinema e Cultura Latino-Americana de Biarritz – França, no Festival Internacional de Cinema de Trieste – Itália, e do Troféu APCA (Associação Paulista dos Críticos de Artes) e do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Academia Brasileira de Cinema, “Bicho de Sete Cabeças” tem como temáticas principais os conflitos familiares e a saúde mental, tendo suscitado debates sobre a luta antimanicomial no Brasil nos anos 2000.

Exibição do filme “Bicho de Sete Cabeças”

Seguida de bate-papo com a diretora Laís Bodanzky

Data: 7 de outubro de 2024, segunda-feira

Local: Auditório da Associação de Docentes da Unicamp (ADunicamp)

Endereço: Av. Érico Veríssimo, 1479, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas

Inscrições: https://forms.gle/N4safDMhyGmzJQNVA

Direção: Laís Bodanzky

Roteiro: Luiz Bolognesi

Duração: 84 minutos

Gênero: Drama

Elenco: Altair Lima, Caco Ciocler, Cássia Kiss, Gero Camilo, Jairo Mattos, Linneu Dias, Luis Miranda, Marcos Cesana, Othon Bastos, Rodrigo Santoro e Valéria Alencar

Sinopse: Como todo adolescente, Neto (Rodrigo Santoro) gosta de desafiar o perigo e comete pequenas rebeldias incompreendidas pelos pais, como pichar os muros da cidade com os amigos, usar brinco e fumar um baseado de vez em quando. Nada demais. Mas seus pais (Othon Bastos e Cássia Kiss) levam as experiências de Neto muito a sério e, sentindo que estão perdendo o controle, resolvem trancafiá-lo num hospital psiquiátrico. No manicômio, Neto conhece uma realidade desumana e vive emoções e horrores que ele nunca imaginou que pudessem existir.