Lusofonia e Universidade

O professor Jorge Olímpio Bento, da Universidade do Porto, promove um ciclo de atividades, em setembro de 2024, como convidado do Programa “Cesar Lattes” do Cientista Residente do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp. Licenciado em educação física pelo Instituto Nacional de Educação Física (INEF) e doutorado pela Ernst-Moritz-Arndt-Universität Greifswald, foi professor catedrático e o primeiro diretor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. É doutor honoris causa pela Universidade Federal do Amazonas e pela Kasetsart University, Bangkok (Tailândia). Em 2016, foi condecorado com a Ordem Olímpica Nacional pelo Comitê Olímpico de Portugal. A programação é composta por três palestras e encontros diversos com docentes, pesquisadores e alunos da Unicamp relacionado aos temas da lusofonia, da educação superior e do esporte.

Lusofonia, bússola para outros futuros possíveis

Palestra “Lusofonia, bússola para outros futuros possíveis”

A palestra abordará o papel da cooperação entre países lusófonos como estratégia de construção de alternativas para o desenvolvimento humano, econômico e social frente aos desafios do mundo contemporâneo.

Data: 13/09/2024

Local: Auditório Raízes – EA² – Unicamp – Campinas

Endereço: Rua Sérgio Buarque de Holanda, 800, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas

Esporte, sociedade e futuro

Palestra “Esporte, sociedade e futuro”

A palestra discutirá a evolução, as oportunidades e os desafios do esporte na viabilização do desenvolvimento social, cultural e político nos países lusófonos.

Data: 16/09/2024

Local: Auditório da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp – Campinas

Endereço: Avenida Érico Veríssimo, 701, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas

Nossa Casa Comum

Palestra “Nossa Casa Comum em Mares Revoltos: que papel cabe à universidade?”

A palestra tratará da importância de preservar o papel civilizatório da universidade em tempos de crises diversas, algumas das quais ameaçam a própria sobrevivência dessa fundamental instituição, vetor de construção de utopias possíveis.

Data: 25/09/2024

Local: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp – Limeira