Manchete
segunda 15 jul
quinta 26 set
Música Coral em Foco

O maestro e regente coral argentino Néstor Andrenacci, novo artista residente do Programa “Hilda Hilst” do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp, realiza, entre julho e setembro de 2024, uma programação que inclui oficinas, ensaios e espetáculos abertos ao público. Nascido em 1951, em Bahía Blanca, Província de Buenos Aires, Néstor Andrenacci trabalha como maestro, professor e cantor desde 1971. Ministra cursos e workshops e é membro de júris na Argentina e no exterior. Dirige o Grupo de Canto Coral (GCC), o Coro del Banco de la Nación Argentina, o Coro Trilce (vinculado à Direção Geral do Livro, Bibliotecas e Promoção da Leitura do governo da cidade de Buenos Aires), o Ensemble Francisco Guerrero Madrigalista e codirige o Orfeón de Buenos Aires. Entre 1989 e 2011, foi professor de Regência Coral e Introdução ao Repertório Sinfônico Coral na Faculdade de Artes e Ciências Musicais da Universidade Católica Argentina.

1) Oficina Avançada de Regência Coral

Datas: 15 a 26 de julho de 2024, de segunda a sexta-feira

Local: Sala 35 do Instituto de Artes da Unicamp

Endereço: Rua Elis Regina, 50, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas, SP

Inscrições: Clique no formulário

Ementa: A oficina de regência é destinada a regentes corais de vários níveis, que conformarão entre todos um coro. Serão trabalhadas essencialmente interpretação e técnica de ensaio. A atividade terá duração de duas semanas e será aberto a comunidade da Unicamp e ao público externo. É necessário ter experiência com regência coral ou cursar graduação de regência ou de canto. A realização de um concerto celebrará o encerramento do oficina. Com 50 vagas, a atividade será oferecida pelo maestro Néstor Andrenacci com apoio do maestro Angelo Fernandes, professor do IA e regente do Coro Contemporâneo de Campinas.

2) Concerto “A Canção Coral Europeia dos Séculos XIX e XX”

Data: 26 de julho de 2024

Local: Casa do Lago

Endereço: Av. Érico Veríssimo, 1011, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas, SP

Ementa: O concerto celebra o encerramento da oficina de regência, com a apresentação do repertório trabalhado.

Ingressos: Não é necessária retirada prévia de ingressos

3) Trabalho com Coro Contemporâneo de Campinas (maestro Angelo Fernandes)

Interpretação de canções corais a capela e para coro e piano

Datas: 29 de julho a 2 de agosto de 2024 (segunda a sexta-feira)

Local: Sala Almeida Prado (CIDDIC-Unicamp)

Endereço: Rua Bernardo Sayão, 194, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas, SP

Ementa: Atividade com o Coro Contemporâneo de Campinas (CCC), regido pelo maestro Angelo Fernandes, professor do Instituto de Artes da Unicamp e coordenador associado do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC). A realização de um recital celebrará o encerramento do trabalho.

4) Concerto Canções para Coro

Data: 3 de agosto de 2024 (sábado)

Local: Casa do Lago

Ementa: O recital celebra o encerramento do trabalho desenvolvido pelo maestro Néstor Andrenacci junto ao Coro Contemporâneo de Campinas (CCC), regido pelo maestro Angelo Fernandes.

Repertório: “Flower Songs”, de Benjamin Britten, “Rückert Lieder”, de Gustav Mahler, e “Seis Indianas, para coro e piano”, de Carlos Guastavino

5) Oficina online: A Música Coral Argentina

Datas: 13, 20 e 27 de agosto e 3 de setembro de 2024

Horário: 14h às 16h30 (horário de Brasília)

Local: Virtual – Sala do Google Meet

Inscrições: Clique no formulário

Ementa: A oficina online consistirá em realizar uma breve história da música coral na Argentina, abordando os autores mais importantes e apresentando sua obra. Esse exercício incluirá a escuta e a análise das composições mais significativas, tanto em relação à chamada música acadêmica, como à música de origem popular.

6) Concerto do Coro Contemporâneo de Campinas (maestro Angelo Fernandes)

Repertório coral argentino a capela

Data: 26 de setembro de 2024

Local: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp