Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Manchete

Vulcões e luas geladas: A viagem de uma cientista do Brasil às Missões Galileu e Cassini da NASA

Clique aqui para fazer a inscrição

A cientista brasileira Rosaly Lopes, pesquisadora do Jet Propulsion Laboratory (JPL), da NASA, cientista residente do Programa “Cesar Lattes” do Instituto de Estudos Avançados (IdEA), oferecerá durante sua temporada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) a oficina “Vulcões e luas geladas: A viagem de uma cientista do Brasil às Missões Galileu e Cassini da NASA”, nos dias 14 e 28 de junho de 2024, das 14h às 16h, pela plataforma de chamadas de vídeo Google Meet. O evento é aberto a todos e destinado não apenas a especialistas e pesquisadores da área, mas também a um público mais amplo interessado em ciência, astronomia e exploração espacial.

Vice-diretora da Diretoria de Ciências Planetárias do JPL, um dos principais centros de pesquisas da agência espacial estadunidense, Lopes vai abordar temas relacionados às suas pesquisas em geologia planetária, vulcanologia e astrobiologia.

Quando era uma pequena menina crescendo no Brasil, Rosaly Lopes seguiu o programa Apollo, que enviou seres humanos à Lua, e se inspirou para se tornar uma cientista da NASA. Sua jornada a levou a universidade na Inglaterra e, depois de concluir seu doutorado, ao JPL, da NASA. Combinando astronomia e geologia, tornou-se especialista em vulcões na Terra, em Marte e nas luas de Júpiter e Saturno.

Ela fez parte da equipe científica de duas grandes missões da NASA, Galileu a Júpiter e Cassini a Saturno, estudando os vulcões ativos da lua de Júpiter Io, e os vulcões gelados das luas de Saturno, Encélado e Titã. Ela descreverá sua jornada aventureira por diferentes países e corpos do sistema solar, desde o estudo de vulcões ativos em locais remotos da Terra até a descoberta de 71 vulcões ativos na lua Io de Júpiter e vulcões de gelo em Titã. Essa descoberta abriu a possibilidade de que possa existir vida no oceano aquático sob a crosta de gelo de Titã. Lopes agora lidera uma equipe internacional de cientistas que investiga se Titã pode ser habitável. Clique aqui para saber mais sobre a programação completa.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Ir para o topo