Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Energia do Futuro & Futuro da Energia

quarta 14 set
14:30
quarta 09 nov
17:00
    Energia do Futuro & Futuro da Energia

    Início: qua, 14/09/2022 – 14:30
    Término: qua, 09/11/2022 – 17:00

    Energia do Futuro & Futuro da Energia | Residência de Mario Veiga

    Energia do Futuro & Futuro da Energia | Residência de Mário Veiga

    Programa “Cesar Lattes” do Cientista Residente do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp recebe neste ano, em sua quarta edição, o engenheiro eletricista Mario Veiga, um nome de referência do setor elétrico no Brasil e no exterior, com vasta experiência acadêmica, empresarial e de consultoria ao setor público. Durante sua residência, Veiga promoverá uma série de atividades na Unicamp, incluindo palestras gratuitas e abertas a todos os interessados.

    Natural do Rio de Janeiro, Veiga é graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), mestre e doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1987, fundou a empresa PSR, com atuação em cerca de 70 países. É autor ou coautor de quatro livros e aproximadamente 200 artigos em periódicos internacionais. Veiga também é membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Nacional de Engenharia e da US National Academy of Engineering.


    Ciclo de palestras com Mario Veiga


    1 | Previsões para a geração de energia no Brasil


    Fazer previsões é muito difícil, especialmente do futuro.” (Niels Bohr)
     

    Data: 14/09/22 (quarta-feira) 

    Horário: 14h30 às 17h 

    Local: Auditório do IMECC

    Assista à gravação


    O tema central desta palestra é um estudo recente para o Banco Mundial, focado na expansão da geração do país até 2050, levando em conta a eletrificação de outros setores da economia, como indústria e transporte, a exportação de hidrogênio verde e o efeito das mudanças climáticas no nexo energia, água e alimentos. A conclusão é que no Brasil há um grande alinhamento entre a eficiência econômica e a descarbonização.


    2 | Digitalização, descentralização e descarbonização


    O futuro já chegou, só está mal distribuído.” (William Gibson)
     

    Data: 05/10/22 (quarta-feira) 

    Horário: 14h30 às 17h 

    Local: Auditório do IMECC

    Assista à gravação


    Nesta palestra abordaremos os recursos tecnológicos que alavancam os três eixos do futuro da energia: digitalização, descentralização e descarbonização. Por exemplo: métodos de otimização estocástica, computação em nuvem e edge computing, informações de satélites, Physics-based deep learningdigital twinsinternet of things, computação quântica, tecnologias para captura de carbono, eletrificação da produção de aço, uso de madeira para substituir cimento e uso de eletrificação para saneamento.


    3 | Histórico do setor de energia do Brasil


    No Brasil até o passado é incerto.” (Pedro Malan)
     

    Data: 09/11/22 (quarta-feira)

    Horário: 14h30 às 17h 

    Local: Auditório do IMECC

    Assista à gravação


    Esta palestra apresenta um histórico da (des)organização institucional do setor de energia do Brasil, começando com a criação das empresas estatais nos anos 1960; a falência econômica na década de 1980, que motivou a reforma do setor nos anos 1990; a crise de suprimento de 2001, que levou ao modelo setorial atual, baseado em contratação de energia por licitações (“competition for the market”); e as propostas de aperfeiçoamento deste modelo, atualmente no Congresso. Seguindo Shakespeare, mostraremos que embora pareça loucura, havia método neste processo.


    4 | Ciência e Energia


    Desconjurando a ignorância” (Chico Buarque)
     

    Data: 30/11/22 (quarta-feira)

    Horário: 14h30 às 17h 

    Local: Auditório do IMECC

    Assista à gravação


    Nesta palestra final, refletiremos sobre a importância de uma ação coordenada entre universidades, centros de pesquisa, agências governamentais, empresas privadas e organizações da sociedade para buscar um caminho de racionalidade para o país, navegando entre o catastrofismo e o negacionismo. Será visto que novas ferramentas ao alcance do público, como satélites, softwares abertos e recursos distribuídos para compartilhamento de informações e ideias podem alavancar significativamente esta discussão.


    Observações:

    * As palestras são abertas e gratuitas.

    * Será enviado certificado aos que comprovarem participação. 

    * As palestras também serão transmitidas ao vivo pelo canal do IdEA no Youtube.


    Mais informações: idea@idea.unicamp.br

    Ir para o topo