Inclusão na ciência com Rita dos Anjos, vencedora do Prêmio L’Oréal, no “Conversas na Crise”
Início: sex, 13/11/2020 – 16:00
Término: sex, 13/11/2020 – 17:00
A física Rita de Cássia dos Anjos, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e vencedora do Prêmio L’Oréal-Unesco-ABC “Para Mulheres na Ciência”, é a convidada desta sexta-feira (13), às 16h, do “Conversas na Crise – Depois do Futuro”. A pesquisadora especializada em raios cósmicos vai falar sobre a importância de sua área de estudos, a necessidade de maior participação de mulheres e negros na ciência e o combate ao racismo e ao sexismo no Brasil. Ela também abordará os projetos de ensino de física em braille e de formação de professores.
Com mediação do jornalista Paulo Markun, o encontro teve também a participação do poeta e linguista Carlos Vogt, presidente do Conselho Científico e Cultural do IdEA, e do físico Anderson Fauth, coordenador adjunto do IdEA. O “Conversas na Crise – Depois do Futuro” é uma realização do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp em parceria com o portal UOL. O programa gravado será transmitido pelo UOL e pelas redes sociais do portal no YouTube e Facebook.
Graduada (2007) em física biológica pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rita dos Anjos também é mestre (2009) e doutora (2014) em física pela Universidade de São Paulo (USP). Em 2019, concluiu um pós-doutorado pelo Centro Harvard-Smithsonian para Astrofísica na área de raios cósmicos. Desde 2014, ela é professora da UFPR no campus de Palotina, onde trabalha com raios cósmicos e interações de partículas e raios gama. É membro do Observatório de Raios Cósmicos Pierre Auger, em Malargue (Argentina), desde 2014, e do Observatório Cherenkov Telescope Array (CTA) desde 2015. Em 2020, foi premiada pelo “Programa Para Mulheres na Ciência 2020”, promovido pela L’Oréal Brasil, Unesco Brasil e Academia Brasileira de Ciências (ABC).
“Conversas na Crise – Depois do Futuro” é um desdobramento do projeto “A Crise Brasileira”, lançado na Unicamp em setembro de 2019 como iniciativa do IdEA. Com as restrições impostas pela quarentena, as discussões passaram para o ambiente virtual, com o portal UOL como parceiro e foco no debate do futuro pós-pandemia.