O grupo temático Estratégias para o enfrentamento às doenças que afetam populações negligenciadas, vinculado ao Instituto de Estudos Avançados da Unicamo (IdEA), realizou na última sexta-feira uma reunião dedicada a alinhar prioridades e discutir estratégias de enfrentamento, com foco em enfermidades como malária, doença de Chagas e hanseníase.
O encontro, coordenado pelos professores Luiz Carlos Dias (IQ/Unicamp) e Dra. Luiza dos Reis Cruz (Drugs for Neglected Diseases Initiative, DNDi) teve como objetivo ampliar a visibilidade das pesquisas em andamento, integrar diferentes frentes de estudo e fortalecer a colaboração entre áreas científicas e institucionais.
Entre os principais pontos discutidos estiveram a necessidade de investir no desenvolvimento de vacinas, enfrentar a resistência a medicamentos e avaliar os impactos das mudanças climáticas na incidência de doenças. Também foi destacada a gravidade da hanseníase no Brasil, com ênfase na importância do diagnóstico precoce, na superação da subnotificação e na redução das desigualdades regionais no acesso ao tratamento.
O encontro reforçou a importância de alinhar esforços interdisciplinares e preparar materiais informativos, consolidando caminhos para políticas de saúde mais eficazes e inclusivas.
