Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Blog

Daniela Arbex abre residência no IdEA com palestra sobre o Holocausto brasileiro

Daniela Arbex abre residência no IdEA-Unicamp com reflexão sobre exclusão e memória no Hospital Colônia de Barbacena

A jornalista e escritora Daniela Arbex, artista residente do Programa “Hilda Hilst” do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp (IdEA), ministra a palestra “Holocausto brasileiro: o que o passado nos ensina”, no dia 5 de agosto de 2025, às 19h, no Auditório da ADunicamp.

Baseada em sua premiada obra homônima, a atividade revisita uma das maiores tragédias da saúde pública no Brasil: a morte de mais de 60 mil pessoas no Hospital Colônia, em Barbacena (MG), ao longo de décadas de abandono e violações sistemáticas de direitos humanos. Ao transformar essa história silenciada em livro, documentário e série de TV, Arbex impulsionou uma onda de debates sobre a institucionalização da exclusão e a urgência da escuta e da reparação.

A palestra marca a abertura da programação presencial da residência “O papel da literatura na construção da memória coletiva do Brasil”, que segue até setembro com oficinas, exibição de documentário e mesas com convidados. A proposta da autora é pensar como a literatura, o jornalismo e a memória coletiva se entrelaçam na construção de uma sociedade mais justa. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Serviço | Palestra “Holocausto brasileiro: o que o passado nos ensina” – Daniela Arbex

  • quando: 05 de agosto de 2025, às 19h
  • onde: Auditório da ADunicamp | Av. Érico Veríssimo, 1479 – Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas
  • inscrições: neste link

Ir para o topo