Na nova coluna publicada no Jornal da Unicamp, o Coordenador do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp (IdEA) assina “O Discurso”, uma reflexão literária que mistura ficção científica e crítica ambiental. No texto, um viajante interplanetário revisita a Terra e se depara com um planeta devastado por sua própria espécie.
Entre passagens por Marte e Vênus, o narrador observa paisagens tóxicas e desoladas — metáforas do impacto humano sobre o clima. Referências a Dante Alighieri e Jean-Baptiste Lamarck ampliam o tom filosófico do relato, que questiona: “Será que os seres humanos têm noção da real condição de seu meio ambiente?”
A coluna culmina com o viajante participando da COP-30, em Belém, disfarçado entre líderes mundiais, antes de se transformar em uma moradora de favela — símbolo de invisibilidade e desigualdade.
Leia a coluna na íntegra acessando o link “O Discurso“, no Jornal da Unicamp.
Sobre Marco Aurélio Cremasco
Cremasco é professor titular na Faculdade de Engenharia Química da Unicamp. Atualmente é membro do Conselho Editorial da Blucher, da Editora da Unicamp, e coordenador do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp.
