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Ciclo “Processos de Militarização na Educação Pública”

Início: qua, 03/08/2022 – 19:00
Término: qua, 17/08/2022 – 20:30

Ciclo “Processos de Militarização na Educação Pública”

O Grupo de Estudos Ética, Diversidade e Democracia na Escola Pública (GEDDEP) do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp, em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM), convida para o Ciclo “Processos de Militarização na Educação Pública”.

Nos últimos anos vivenciamos um aumento considerável no número de escolas públicas cívico-militares no país, estaduais e municipais, promovido pela política de incentivo nacional a esse modelo. Os principais argumentos apresentados pelos que defendem essa proposta são a melhoria da disciplina escolar e do desempenho de suas e seus estudantes, assim como a formação para os valores morais e cívicos. Contudo, como indicam vários estudos que investigaram tais escolas, é preciso analisar com cautela tais argumentos e os “resultados” alardeados e, com preocupação, o modelo de educação escolar pública que está sendo oferecido.

No intuito de atualizar os conhecimentos na temática e discutir sobre esse processo, seus significados e consequências, organizamos o Ciclo “Processos de Militarização na Educação Pública”.

Composto por duas mesas virtuais que ocorrerão nos dias 03 e 17 de agosto de 2022, às 19h, o ciclo contará com a participação de pesquisadoras(es) da Rede Nacional de Pesquisa Sobre Militarização da Educação (REPME): Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos (UnB), Profa. Dra. Miriam Fábia Alves (UFG/ANPEd), Prof. Dr. Marcelo Bordin (Universidade de Salento) e Prof. Me. Eduardo Santos (IFG).


Programação:

Mesa 1 | Escolas militares e escolas militarizadas: educação para quê/quem?

03 de agosto (quarta-feira), das 19h às 20h30

Palestrantes:

  • Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos (UnB/RePME)
  • Prof. Me. Eduardo Santos (IFG/RePME)

Mediação: Profa. Dra. Flávia Vivaldi (GEDDEP- IdEA/GEPEM)

Esta mesa tratará do contexto de implementação das escolas cívico-militares no Brasil, trazendo um panorama inicial da proposta de militarização em curso, bem como apresentando as diferenças entre os modelos e conceitos que permeiam a ideia de militarização. 


Escolas militares e escolas militarizadas: educação para quê/quem?

Mesa 2 | Militarização e hipermilitarização: consequências para a sociedade e educação

17 de agosto (quarta-feira), das 19h às 20h30

Palestrantes:

  • Prof. Dra. Miriam Fábia Alves (UFG/ANPEd/RePME)
  • Prof. Dr. Marcelo Bordin (Universidade de Salento/RePME) 

Mediação: Profa. Dra. Maria Suzana de Stéfano Menin (GEDDEP-IdEA/GEPEM)

Esta mesa irá aprofundar as reflexões iniciadas no encontro anterior, buscando discutir as consequências dos processos de hipermilitarização para a vida e para a sociedade, assim como o processo de militarização na escola e a ameaça ao direito à educação.


Militarização e hipermilitarização: consequências para a sociedade e educação

Informações gerais sobre o ciclo:

  • O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia.
  • As mesas serão transmitidas no canal do IdEA no YouTube.
  • Carga horária: 2 horas (Mesa 1) e 2 horas (Mesa 2).
  • ATENÇÃO: Os certificados serão emitidos por mesa para as pessoas que registrarem suas participações nas listas de frequência que serão veiculadas no chat do YouTube durante a live

Dúvidas: geddep@idea.unicamp.br

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