Encontros sobre a Macedônia
Até o fim do século XX, a Macedônia era vista essencialmente como o território que produziu Alexandre, o Grande, o qual, por sua vez, levou a civilização helênica para o Oriente. Embora Alexandre tenha de fato transformado o mundo grego antigo e criado o mundo helenístico, a história cultural e material da Macedônia antiga vai muito além dessa figura proeminente e impactante. A obsessão com a figura de Alexandre tem, a bem da verdade, obscurecido a história da própria Macedônia. Partindo dessa constatação, esse workshop visa a apresentar uma introdução à antiga Macedônia por meio de uma visão crítica de Alexandre e da própria Macedônia. Com esse propósito, ao apresentar a Macedônia antiga, o workshop situará Alexandre, o Grande, à luz de sua procedência macedônica, evidenciando o forte impacto dessa origem em sua formação e em seus valores. Cronologicamente, vai-se cobrir um longo período da história e da arqueologia da Macedônia, acompanhando-a, ainda, para além da conquista romana e da consequente perda de liberdade política.
Devido às várias lacunas em nossos conhecimentos sobre a história geral da Macedônia, mencionada apenas de passagem por autores antigos e objeto de diversos prejulgamentos e preconceitos, o curso se apoiará sobretudo em documentação arqueológica. Afinal, as novas abordagens sobre a Macedônia se desenvolveram em parte graças às múltiplas descobertas arqueológicas feitas na região. Mais especificamente, muito do que sabemos sobre a antiga Macedônia provém das escavações de grande quantidade de túmulos na região.
O evento “Encontros sobre a Macedônia”, organizado pelo Centro de Teoria da Filologia (CTF) do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp, é composto de workshop e palestras, nos dias 17 de maio, das 10h às 16h (horário de Brasília), e 18 de maio, das 10h às 12h (horário de Brasília). A programação será oferecida na modalidade remota, pela plataforma Google Meet, mediante inscrição (link abaixo).
Encontros sobre a Macedônia
17 de maio de 2024
Workshop
10h-10h20: Anastasia Gadoulou (diretora do Museu Arqueológico de Tessalônica):
A Escola de Verão em Tessalônica
10h20-12h: Erica Angliker (British School at Athens/CTF – IdEA/Unicamp)
1- Introdução: a importância de estudar a Macedônia
2- Fontes escritas sobre a Macedônia antiga
3- Quem eram os macedônios?
4- Monarquia e democracia
5- Guerra, caça, princesas e banquetes reais
14h-15h: Erica Angliker (British School at Athens/CTF – IdEA/Unicamp):
Redescobrindo a Macedônia pela arqueologia: os tesouros da capital real e de outros sítios
Palestra
15h-16h: Lilian Laky (Museu de Arqueologia e Etnologia da USP)
Dion – cidade sagrada dos antigos macedônios
18 de maio de 2024
10h-12h: Erica Angliker (British School at Athens/CTF – IdEA/Unicamp):
Alexandre, o Grande, e a Macedônia
INSCRIÇÕES ENCERRADAS